sábado, 25 de junho de 2011

O DIREITO E O CAMUNDONGO


Introdução



Camundongo é um pequeno rato.

Todos nós sabemos que existem ratos por todo o canto do mundo. Eles ocupam as mais diversas localidades nas residências, seja nas cidades, no meio rural e até mesmo na indústria.
É fato corrente, que muitos, se não todos, detestam os ratos porque eles transmitem doenças, representa aquilo que é nojento e é compreendido como uma peste.
Mas, sabemos também, que o rato desempenha uma função social, porquanto ele é usado como elemento das pesquisas científicas na busca da solução de doenças que acometem a pessoa humana.
Há bons ratos, ou melhor, “bons camundongos” e “maus camundongos”. Bons camundongos são aqueles que são usados pelo homem para as pesquisas científicas e a partir de então, descobrir o remédio para a cura das doenças. Pobres desses pequenos roedores, ficam até 10 (dez) anos ou mais, correndo em busca da cura para emprestar ao homem. Esse é um “bom camundongo”.
Um mau camundongo, por outro lado, é aquele que somente se ocupa de empestear a casa, a morada, o local de trabalho das pessoas, transmitindo doença e gerando desequilíbrio no meio em que vivem a pessoa humana.

Outras espécies de camundongos

Há também outras espécies de camundongos que vivem em sociedade. Não se fala no rato em si mesmo, mas do próprio homem que em vez de munir esforços como o camundongo de laboratório que dá sua vida nas pesquisas científicas para salvar os seres humanos, há homens, que nem são dignos de serem chamados de “pessoa humana”, que vivem realizando toda a sorte de desordem em sociedade, desequilibrando o meio em que vive e se opondo a regra do Estado de Direito.
Compreendendo-se que em sociedade há pessoas que decidem fazer o mal, por meio de um agir injusto e sem virtude, é possível dizer que elas ou ele é um “mau camundongo”, pois, em vez de munir seus esforços, como o bom camundongo, acaba por agir contrariamente as regras de direito, ferindo os direitos de outrem e manejando subterfúgios para não cumprir suas obrigações.
Além de maus camundongos, são também, “espertalhões de plantão”, pessoas que se valem das oportunidades para agir somente em prol de si mesmas, e em razão desse agir, estão despreocupados com o equilíbrio social.
Seu agir nessa quadra é um agir desvirtuoso, pois passa necessariamente pela ofensa aos direitos de outrem.
Há centenas, milhares e milhões de maus camundongos pelo mundo afora, agindo contrariamente as regras de direito, ferindo os direitos de outrem, provocando a desordem e o desequilíbrio social.

Breve guisa de conclusão

Convoco a todos para aprisionar o homem, que si reveste de cordeiro, mas que na realidade é um “mau camundongo”, um “espertalhão de plantão”.

Um abraço cordial.

Francisco José Carvalho
Mestre em Função Social do Direito,
Pós-Graduação em Direito Civil pela UniFMU, Pós-Graduação de Direito Ambiental pela USP, Graduado em Direito pela UniFMU, Advogado, Professor da UNIBAN/BRASIL, Escritor e Consultor jurídico.

Um comentário:

  1. Realmente existem bons e maus camundongos, e cá entre nós, aquele famoso "jeitinho brasileiro" de resolver as coisas é um bom exemplo de um mau camundongo, que não encontramos apenas na política, nos altos escalões do governo e outras instituições, mas também em nossa sociedade empesteada de maus camundongos, que afinal de contas é a base para tudo, é dessa sociedade que saem os camundongos malvados.

    ResponderExcluir